MANTRA DA FELICIDADE: "Loka Samasta Sukhino Bhavantu"

MANTRA DA FELICIDADE: "Loka Samasta Sukhino  Bhavantu"
Que todos os seres sejam felizes e bem aventurados.Este mantra fala sobre a felicidade, e faz com que a gente reflita sobre isso : todos merecem a felicidade, viver na sua plenitude, celebrar e simplesmente ser... cada um nasceu para ser feliz, portanto, vamos cumprir o nosso destino!

sábado, 28 de janeiro de 2012

Saiba mais sobre Depressão

                                                         
As pessoas acabam hoje em dia confundindo,depressão com tristeza,com ansiedade, e até com a própria melancolia,que também tem uma diferença.Porque tratar deste assunto?
Por que,hoje a depressão está entre as cinco doenças que mais matam no mundo,alarmando o cenário atual da medicina,e as pessoas que sabem que tem a doença.
O principal motivo da dificuldade em indentificar um quadro de depressão é que os sintomas podem ser muito parecidos aos de uma crise de ansiedade ou de tristeza pura e simples.Uma forte inquietação interna,dificuldade de concentração,alterações físicas, como palpitações e medo por exemplo são sintomas de ansiedade-como a síndrome do pânico-,mas alguns podem aparecer na depressão.Já esta pode ser confundida com tristeza,pois ambas têm um humor triste de base,assosiado a um desânimo,negativismo e sintomas físicos,entre os quais e muitos,dores de cabeça,tonturas,palpitações,sudorese,dores de estômago etc. Além da ansiedade,a diferença é que a pessoa com tristeza sabe o motivo de estar triste,a deprimida,em tese,não sabe.
Já a melancolia,de acordo com psicanalistas,é um estado anterior à depressão profunda,marcada pela extinção do desejo,um desinvestimento narcísico e um esgotamento da vontade de viver.Por isso o melancólico abandona a sí mesmo.Há uma dor insuportável de existir,uma hemorragia da libido,uma dor em seu estado puro.Ele se agarra ao objeto perdido e não elabora a falta.Com isso se perde no desespero do nada e no infinito impenetrável da angústia.Em seu texto Luto e Melancolia,publicado em 1917, Freud a define como um desânimo profundamente penoso,a cessação de interesse pelo mundo externo...e uma diminução dos sentimentos de autoestima". A depressão por sua vez,geralmente relacionada a um trauma psíquico, ou a uma herança genética,é uma doença, que pode aparecer em diferentes situações.Enfim,depressão é uma doença ,tem de ser tratada com todos os recursos possíveis, e necessários a cada caso, terapias,acompanhamento de psiquiatras e/ou psicologos,em muitos casos, medicação,ajuda de familiares,e muita atenção e cuidado.Ter depressão não é vergonha,assim como não é vergonha ter diabetes,câncer,hipertensão ou gripe. Cuidar-se ,ter consciência do que se tem,procurar tratamento,tomar os remédios direitinho,pedir ajuda,ouvir, é de grande importância,para ter uma qualidade de vida melhor,aprender a lidar e conviver coma doença,e ser feliz!
                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seguidores