"Gaṇapati, proteja-me. Que Gaṇapati proteja àquele que fala. Que proteja àquele que escuta. Que proteja àquele que dá. Que proteja àquele que sustenta. Que proteja àquele que ensina conforme aprendeu. Que proteja o discípulo. Da mesma forma, que proteja o que está atrás, que proteja o que está na frente. Igualmente, proteja o da esquerda,proteja o da direita.Dessa forma que proteja o de cima,que proteja o de baixo.Me proteja totalmente,por todos os lados."
Em Ganesha, também conhecido como Ganapati, vemos um composto estranho de elefante e homem, e na parte inferior da imagem de um rato ou camundongo.
A imagem representa os três mundos - do céu, da terra e do submundo, ou sol, da lua e do fogo.E de uma maneira muito inteligente e sábio o simbolismo foi elaborado a partir do reino animal ou mamífero.
Neste quadro a humanidade é a média entre o universo grande e pequeno universo. Sua associação com obstáculos vem a grande força do elefante, a inteligência do ser humano e a capacidade de penetrar em espaços pequenos como um rato ou camundongo. Ganesha é normalmente mostrada com quatro braços - estes representam as quatro direções do espaço, ou os quatro elementos - o deus que é o espírito ou a essência delas. A palavra Ganesha significa Senhor dos Exército.
Sua figura é cheia de significados. A cabeça grande em cima de um corpo de menino representa a sua capacidade intelectual e sabedoria. Já a barriga está ligada a sua capacidade de engolir, digerir e assimilar obstáculos. O ratinho nos pés simboliza o Ego e os seus desejos, afinal, ele rouba comida constantement
e, mais do que pode comer, por isso ele sempre está olhando para cima e aguardando a permissão de Ganesha para comer os objetos.
Na Índia, ele permanece nas portas dos templos e das casas a fim de protegê-las. Quando os indianos querem abrir um negócio ou mesmo conquistar um emprego entoam mantras para ele.
O mantra de Ganesha é Om Gam Ganapataye Namah! (Saúdo o senhor Ganapati!) Ganapati é um dos nomes de Ganesha. Ele deve ser entoado junto com o japamala, rosário indiano, diante de um pequeno altar, repleto de divindades, oferendas e incensos de flores. Quando o pedido é atendido, os indianos oferecem doces para Ganesha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário