MANTRA DA FELICIDADE: "Loka Samasta Sukhino Bhavantu"

MANTRA DA FELICIDADE: "Loka Samasta Sukhino  Bhavantu"
Que todos os seres sejam felizes e bem aventurados.Este mantra fala sobre a felicidade, e faz com que a gente reflita sobre isso : todos merecem a felicidade, viver na sua plenitude, celebrar e simplesmente ser... cada um nasceu para ser feliz, portanto, vamos cumprir o nosso destino!

terça-feira, 5 de abril de 2011

MANTRAS DE PROTEÇÃO PARA O MUNDO EM QUE VIVEMOS

"Está tudo parado”. “Não vou chegar a tempo”. “Que motorista folgado!”. Se estas afirmações estão entre suas preferidas enquanto dirige, que tal virar o disco e apostar em outras mais auspiciosas? Purificar os pensamentos, remover os obstáculos do caminho, ter proteção e mudar o próprio destino são alguns benefícios, de acordo com os hindus, que podem ser alcançados com a repetição diária de mantras, do sânscrito manas (mente) e trai (libertar-se de).No trânsito, onde se está sujeito a situações de risco e estresse, cantar mantras é especialmente benéfico. “Os mantras podem ser entoados para evitar acidentes, assaltos e reduzir emoções negativas, como raiva, ansiedade e medo”, afirma o professor indiano de yoga, mantras e sânscrito Tattwaratnananda Saraswaty.
O som usado para a cura não é mais algo exclusivo do oriente. É de lá, entretanto, que remontam os primeiros registros de seu uso. Acredita-se, na Índia, que os antigos mestres iogues tinham os sentidos desenvolvidos a ponto de poder ouvir sons transcendentes aos ouvidos comuns. Eles eram capazes de escutar o silêncio além de todos os ruídos e ouvir a vibração sonora do universo além do silêncio.

Vibrações

“Quando combinamos a energia física do mantra, a vibração sonora, com a energia mental da intenção da atenção, aumentamos, fortalecemos e direcionamos o efeito energético do mantra. A intenção, razão de estarmos recitando o mantra, é transmitida pela vibração física, produzindo um efeito. Essa é a essência do mantra sanscrítico”.
Para compreender a ação dos mantras, explica-se que a consciência humana existe simultaneamente em muitos níveis. “Cada órgão do corpo tem uma consciência primitiva própria que lhe permite desempenhar certas funções específicas. Cada órgão é também parte de um sistema. Os sistemas cardiovascular, reprodutivo, digestivo e nervoso, todos incluem órgãos funcionando em estágios um pouco diferentes de um mesmo processo. Níveis semelhantes de funcionamento e estados de consciência existem também no corpo sutil”.
Assim, “quando recitamos mantras, desencadeamos uma vibração poderosa que corresponde tanto a um nível específico de energia espiritual quanto a um estado de consciência em forma embrionária. Aos poucos, a vibração do mantra começa a superar todas as vibrações menores, que acabam sendo absorvidas pelo mantra”.

Como praticar

O primeiro passo para alcançar bons resultados com a prática dos mantras é estabelecer uma intenção, ter claro na mente que problema se pretende solucionar. Você pode escrevê-lo em um papel e deixá-lo em local visível no carro.

Quanto à forma de entoá-lo, fique atento à pronúncia correta. “Para quem está começando, é importante recitar o mantra em voz alta, e não apenas em pensamento”. Quanto mais repetições, melhor.

Ao entoar o mantra enquanto dirige, não se esqueça de ficar atento à direção. Se a repetição o deixar distraído, pratique antes de entrar no carro ou depois de voltar para casa.

Quem canta seus males espanta

Há uma infinidade de mantras, cada um para solucionar uma situação específica. Aqui, relacionamos os problemas mais comuns enfrentados pelos motoristas todos os dias.

Remoção de obstáculos e proteção – Para remover os mais difíceis obstáculos do caminho, como riscos de ser assaltado, de brigar ou sofrer acidentes: “Om Gan Ganapataye Namaha” (pronuncia-se om gam ganapataie namarra).

Outro mantra infalível para quem busca proteção, segundo Tattwa, é “Om Dum Durgayei Namaha” (pronuncia-se om dum durgaie namarra).

Paz e equilíbrio – Para acalmar a mente em situações de muita raiva, um mantra curtinho, simples de pronunciar e muito eficaz é “Soham” (pronuncia-se Sorram).

Também muito simples, mas altamente eficaz é o mantra “Om Shanti Om” (pronuncia-se om chanti om).  “Shanti significa paz num sentido dinâmico: não uma mera concha vazia, mas uma paz forte e ativa que se irradia para fora. Este mantra dá uma energia inteiramente nova para a personalidade”.

O mais fácil de todos e não menos poderoso é o mantra “Om” (pronuncia-se Aum). Propicia proteção em vários níveis, calma e purificação dos pensamentos.

Raiva, orgulho e medo – De certa maneira, os mantras acima auxiliam nesses três estados, mas se você quiser arriscar um mantra um pouco mais complexo: Shante Prashante Sarva Mah-Na Upasha Mani Swaha (para a raiva);
Shante Prashante Sarva Mada Upasha Mani Swaha (para o orgulho);
e Shante Prashante Sarva Bhaya Upasha Mani Swaha (para o medo).

Agora é hora de praticar: solte a voz e as amarras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seguidores