MANTRA DA FELICIDADE: "Loka Samasta Sukhino Bhavantu"

MANTRA DA FELICIDADE: "Loka Samasta Sukhino  Bhavantu"
Que todos os seres sejam felizes e bem aventurados.Este mantra fala sobre a felicidade, e faz com que a gente reflita sobre isso : todos merecem a felicidade, viver na sua plenitude, celebrar e simplesmente ser... cada um nasceu para ser feliz, portanto, vamos cumprir o nosso destino!

terça-feira, 10 de maio de 2011

ENXAQUECA, A DOR INÚTIL



Enxaqueca é uma dor de cabeça específica,toda dor serve para indicar que algo está errado com nosso corpo,ou seja,a dor é um sintoma útil, no caso da enxaqueca,a dor é a doença.Por isso muitas vezes ela é chamada de "dor inútil."
Ela é um desequilíbrio químico no cérebro, envolvendo hormônios e substâncias denominadas peptídeos. Esse desequilíbrio resulta de uma série de outros desequilíbrios neuroquímicos e hormonais, decorrentes do estilo de vida e hábitos do portador da doença enxaqueca, e também de uma predisposição genética. O resultado é uma série de sintomas, que podem ir muito além da dor de cabeça. Por sinal, existem casos de crises de enxaqueca sem, ou com  pouca dor de cabeça. Geralmente porém, a dor de cabeça é o sintoma mais dramático da enxaqueca e sua intensidade, apesar de variável, na maioria dos casos é moderada a severa.
A dor de cabeça da enxaqueca pode ser latejante (pulsátil), em peso, ou uma sensação de "pressão para fora", como se a cabeça fosse explodir.
A localização da dor de cabeça da enxaqueca pode variar de crise para crise; raramente dói sempre no mesmo lugar. A dor da enxaqueca pode ocorrer em qualquer lugar da cabeça, inclusive na região dos dentes, dos seios da face e da nuca, dando origem à confusão com problemas dentários, de sinusite e de coluna.
Os demais sintomas da enxaqueca compreendem náuseas (enjôo), vômitos, aversão à claridade, ao barulho, aos cheiros, hipersensibilidade do couro cabeludo, visão embaçada, irritabilidade, flutuações do humor, ansiedade, depressão (mesmo fora das crises) e lacrimejamento. Um indivíduo não precisa apresentar todos estes sintomas para ter enxaqueca. Normalmente apresenta alguns deles, em graus variados.
A duração de uma crise de enxaqueca é, tipicamente, de 3 horas a 3 ou 4 dias, seguida de um período variável sem nenhuma dor de cabeça.
A crise de enxaqueca pode ser precedida por uma alteração do humor (euforia em alguns casos, depressão e irritabilidade em outros) e do apetite (vontade de comer doces, ou então perda de apetite), visão embaçada, visão dupla, escurecimento da visão (cegueira parcial) de um ou ambos os olhos, e sensação de estar vendo pontos brilhantes, como se fossem vaga-lumes.
Entre outros sintomas da enxaqueca, estão incluidos diminuição da força muscular de um lado do corpo, formigamentos, tonturas, diarreia, podendo também ocorrer as manifestações visuais já descritas.
A frequência da dor de cabeça da enxaqueca é muito variável, podendo ser desde uma vez na vida, até todos os dias, e até várias vezes ao dia. A dor de cabeça da enxaqueca pode ser muito forte, a ponto de impedir o indivíduo de exercer qualque atividade, obrigando-o a ficar deitado, num quarto escuro, em silêncio, durante horas ou dias. O paciente torna-se muito irritável, preferindo ser deixado sozinho.
Boa parte das crises de enxaqueca terminam com o sono, ou então quando a pessoa vomita (principalmente as crianças). Ao fim de uma crise de enxaqueca, o paciente sente-se como que de ressaca, podendo apresentar, por mais de um dia, tolerância limitada para atividade física e mental.


Os principais desencadeantes sāo:
  1. preocupações, ansiedade, stress
  2. ficar sem comer, bebida alcoólica, excesso de café, adoçantes
  3. Período menstrual na mulher
  4. Dormir pouco, dormir muito, sono mal dormido
  5. Sol, claridade, mudancas climáticas
  6. Cigarro, poluiçāo
 Tratamentos

Não há tratamento eficaz para enxaqueca,pois ela ainda não tem cura,mas existem muitos paliativos.
O maior cuidado que devemos tomar é com remédios.Pessoas com crises intensas devem em primeiro lugar procurar um médico neurologista,descobrir se realmente sofre da doença e seguir suas recomendações. Porém muitas coisas podem ajudar.
-Nunca tome  remédios quando a dor já estiver instalada,quando a dor já existe a digestão fica em suspenso,e o remédio não é digerido,por isso dizemos: esse remédio não faz efeito.
-Não se auto medique,além dos perigos já conhecidos dea automedicação,nas dores de cabeça pode haver o "efeito rebote",as pessoas tomam tanto analgésicos que o próprio remédio acaba causando a dor,e não fazendo mais efeito.
-Lembre-se: o remédio que é bom para mim,pode não ser bom pra você e vice-versa.Vá ao médico!
-Acumpuntura tem sido um dos tratamentos mais eficazes para enxaqueca.
-Massagens com profissionais habilitados também tendem a ajudar.
-Alguns chás podem ajudar:  boldo,lavanda,gengibre.
-Mascar gengibre in natura é tiro e queda.
-Compressas nunca de água quente,dores de cabeça pedem compressas frias a geladas,pois diminuem o calibre dos vasos sanguineos,fazendo aliviar a dor,o contrário também acontece,água quente aumenta o calibre dos vasos,fazendo a dor piorar.
-Cuide da alimentação,quem sofre de enxaqueca deve evitar,alcool,vinhos,queijos fortes,chocolates,embutidos,molho a base de soja e muito sal e conservantes.
-Pratique exercícios físicos,mas não no meio de uma crise.Yoga,pilates alongamentos são os mais indicados.
-Por último o mais difícil,procure não se estressar,e tenha paciência e descanse na hora da crise,ela vai passar dentro de horas ou de 3 ,4 dias,caso isso não aconteça e a dor persistir por mais de uma semana sem ceder,procure um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores