Enxaqueca é uma dor de cabeça específica,toda dor serve para indicar que algo está errado com nosso corpo,ou seja,a dor é um sintoma útil, no caso da enxaqueca,a dor é a doença.Por isso muitas vezes ela é chamada de "dor inútil."
Ela é um desequilíbrio químico no cérebro, envolvendo hormônios e substâncias denominadas peptídeos. Esse desequilíbrio resulta de uma série de outros desequilíbrios neuroquímicos e hormonais, decorrentes do estilo de vida e hábitos do portador da doença enxaqueca, e também de uma predisposição genética. O resultado é uma série de sintomas, que podem ir muito além da dor de cabeça. Por sinal, existem casos de crises de enxaqueca sem, ou com pouca dor de cabeça. Geralmente porém, a dor de cabeça é o sintoma mais dramático da enxaqueca e sua intensidade, apesar de variável, na maioria dos casos é moderada a severa.
A dor de cabeça da enxaqueca pode ser latejante (pulsátil), em peso, ou uma sensação de "pressão para fora", como se a cabeça fosse explodir.
A localização da dor de cabeça da enxaqueca pode variar de crise para crise; raramente dói sempre no mesmo lugar. A dor da enxaqueca pode ocorrer em qualquer lugar da cabeça, inclusive na região dos dentes, dos seios da face e da nuca, dando origem à confusão com problemas dentários, de sinusite e de coluna.
Os demais sintomas da enxaqueca compreendem náuseas (enjôo), vômitos, aversão à claridade, ao barulho, aos cheiros, hipersensibilidade do couro cabeludo, visão embaçada, irritabilidade, flutuações do humor, ansiedade, depressão (mesmo fora das crises) e lacrimejamento. Um indivíduo não precisa apresentar todos estes sintomas para ter enxaqueca. Normalmente apresenta alguns deles, em graus variados.
A duração de uma crise de enxaqueca é, tipicamente, de 3 horas a 3 ou 4 dias, seguida de um período variável sem nenhuma dor de cabeça.
A crise de enxaqueca pode ser precedida por uma alteração do humor (euforia em alguns casos, depressão e irritabilidade em outros) e do apetite (vontade de comer doces, ou então perda de apetite), visão embaçada, visão dupla, escurecimento da visão (cegueira parcial) de um ou ambos os olhos, e sensação de estar vendo pontos brilhantes, como se fossem vaga-lumes.
Entre outros sintomas da enxaqueca, estão incluidos diminuição da força muscular de um lado do corpo, formigamentos, tonturas, diarreia, podendo também ocorrer as manifestações visuais já descritas.
A frequência da dor de cabeça da enxaqueca é muito variável, podendo ser desde uma vez na vida, até todos os dias, e até várias vezes ao dia. A dor de cabeça da enxaqueca pode ser muito forte, a ponto de impedir o indivíduo de exercer qualque atividade, obrigando-o a ficar deitado, num quarto escuro, em silêncio, durante horas ou dias. O paciente torna-se muito irritável, preferindo ser deixado sozinho.
Boa parte das crises de enxaqueca terminam com o sono, ou então quando a pessoa vomita (principalmente as crianças). Ao fim de uma crise de enxaqueca, o paciente sente-se como que de ressaca, podendo apresentar, por mais de um dia, tolerância limitada para atividade física e mental.
Os principais desencadeantes sāo:
- preocupações, ansiedade, stress
- ficar sem comer, bebida alcoólica, excesso de café, adoçantes
- Período menstrual na mulher
- Dormir pouco, dormir muito, sono mal dormido
- Sol, claridade, mudancas climáticas
- Cigarro, poluiçāo
Não há tratamento eficaz para enxaqueca,pois ela ainda não tem cura,mas existem muitos paliativos.
O maior cuidado que devemos tomar é com remédios.Pessoas com crises intensas devem em primeiro lugar procurar um médico neurologista,descobrir se realmente sofre da doença e seguir suas recomendações. Porém muitas coisas podem ajudar.
-Nunca tome remédios quando a dor já estiver instalada,quando a dor já existe a digestão fica em suspenso,e o remédio não é digerido,por isso dizemos: esse remédio não faz efeito.
-Não se auto medique,além dos perigos já conhecidos dea automedicação,nas dores de cabeça pode haver o "efeito rebote",as pessoas tomam tanto analgésicos que o próprio remédio acaba causando a dor,e não fazendo mais efeito.
-Lembre-se: o remédio que é bom para mim,pode não ser bom pra você e vice-versa.Vá ao médico!
-Acumpuntura tem sido um dos tratamentos mais eficazes para enxaqueca.
-Massagens com profissionais habilitados também tendem a ajudar.
-Alguns chás podem ajudar: boldo,lavanda,gengibre.
-Mascar gengibre in natura é tiro e queda.
-Compressas nunca de água quente,dores de cabeça pedem compressas frias a geladas,pois diminuem o calibre dos vasos sanguineos,fazendo aliviar a dor,o contrário também acontece,água quente aumenta o calibre dos vasos,fazendo a dor piorar.
-Cuide da alimentação,quem sofre de enxaqueca deve evitar,alcool,vinhos,queijos fortes,chocolates,embutidos,molho a base de soja e muito sal e conservantes.
-Pratique exercícios físicos,mas não no meio de uma crise.Yoga,pilates alongamentos são os mais indicados.
-Por último o mais difícil,procure não se estressar,e tenha paciência e descanse na hora da crise,ela vai passar dentro de horas ou de 3 ,4 dias,caso isso não aconteça e a dor persistir por mais de uma semana sem ceder,procure um médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário