MANTRA DA FELICIDADE: "Loka Samasta Sukhino Bhavantu"

MANTRA DA FELICIDADE: "Loka Samasta Sukhino  Bhavantu"
Que todos os seres sejam felizes e bem aventurados.Este mantra fala sobre a felicidade, e faz com que a gente reflita sobre isso : todos merecem a felicidade, viver na sua plenitude, celebrar e simplesmente ser... cada um nasceu para ser feliz, portanto, vamos cumprir o nosso destino!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

RESPIRAÇÃO:TOME O CONTROLE!



O objetivo básico do controle da respiração é o de transformar a respiração áspera ou pesada em uma respiração mais lenta e refinada. Uma vez que o corpo esteja imóvel e que a respiração esteja controlada, a mente naturalmente se tornará mais calma. Quando falamos de "controlar" a respiração, é importante lembrar que nós a controlamos observando-a. Se tentar forçar sua respiração a se tornar calma, você apenas causará problemas. A simples observação da respiração é o melhor modo de fazê-la ficar lenta e calma.
Controlar a respiração é obter domínio sobre as emoções. A respiração pode ser usada como um calmante natural.
Respirar é viver. Respirar corretamente é viver melhor. Através dos exercícios respiratórios você aprenderá a renovar as energias, a obter vitalidade e bem estar emocional.
Uma pessoa sadia normalmente inala e exala ar 16 a 25 vezes a cada minuto. Efetua 24.480 trocas respiratórias por dia. Dormindo respira-se de 8 a 12 vezes a cada minuto.

No Yoga por exemplo, você aprende a fazer de 5 a 8 trocas respiratórias por minuto. Isso tranqüiliza o sistema nervoso.
Uma respiração completa se constitui de três fases: abdominal ou baixa, diafragmática ou torácica, e subclavicular ou alta.
Nascemos com a respiração abdominal. Observe um bebê.
No entanto, muitos perdem esta respiração espontânea ao longo da vida seja por questões posturais ,emocionais, problemas no sistema respiratório,como renites, alergias, apnéias,desvios do septo nasal,etc.
Aprender a respirar através do abdômen aumenta a sua capacidade respiratória e há melhora da saúde em geral. A respiração feita corretamente,oxigena não só os pulmões ,mas em especial o cérebro e todo o sangue, evitando o stress,a falta de memória, tonturas,dores de cabeça,etc.

Diafragma é o músculo que divide o abdômen do tórax,e por excelência, é o músculo da respiração. Numa respiração perfeita e completa, inspira-se pelo abdômen e enche-se o tórax até atingir a região subclavicular (auto do peito). A expiração é o movimento inverso: auto do peito, tórax e abdômen.

Respiração Abdominal
Para reaprender a respirar corretamente no abdômen(respiração baixa), recomenda-se que comece a praticar os exercícios deitado ou sentado. Portanto, deite-se, dobre as pernas com os pés separados e próximos das nádegas. Coloque as mãos sobre a barriga, na altura do umbigo. Inspire, sentindo a barriga subir, e expire, sentindo o abdômen descer. Como uma bexiga. Sempre pelas narinas,podendo expirar AS VEZES pela boca,inspirar pela boca,JAMAIS!!!

Se encontrar dificuldade, ponha um livro sobre o abdômen e brinque de elevar e descer o livro várias vezes. Desta forma, você estará ativando o diafragma. Depois de algum tempo, você fará este movimento sem o apoio do livro. A respiração estará correta. Quando você conseguir a espontaneidade do movimento,sua respiração será satisfatória e produzirá em você uma sensação de calma,de sossego,tranqüilidade e se sentirá bem menos cansado e estressado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores