MANTRA DA FELICIDADE: "Loka Samasta Sukhino Bhavantu"

MANTRA DA FELICIDADE: "Loka Samasta Sukhino  Bhavantu"
Que todos os seres sejam felizes e bem aventurados.Este mantra fala sobre a felicidade, e faz com que a gente reflita sobre isso : todos merecem a felicidade, viver na sua plenitude, celebrar e simplesmente ser... cada um nasceu para ser feliz, portanto, vamos cumprir o nosso destino!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

SURF E YOGA, uma combinação perfeita.


Não é raro encontrar pessoas que elevam o surf ou o Yoga, ou ainda os dois juntos, de hobby ou estilo de vida.Surfistas e yogis como Teco Padaratz,Guga Arruda,Gerry Lopez,Mark Cunningham e Tom Carrol beneficiam-se da combinação das duas práticas.
O Yoga tem,em muitos aspectos, uma forte ligação com o surf.
No campo mais prático, os principais benefícios físicos para surfistas que praticam Yoga são o aumento da flexibilidade criando força, consciência corporal e maior concentração.Isso possibilita ao surfista a superar seus limites com consciência e uma clareza mental que o deixa mais confortável em situações extremas, realmente doloridas e exigentes.
O sal purifica a alma e o corpo por ter efeitos laxantes quando ingerido.E falta de ar embaixo d'agua limpa os pulmões e purifica o sangue quando o ar fresco é respirado.E quando o surfista encontra o Yoga, conhece paciência,concentração,elasticidade,maior humildade e menos preconceito.
Com tantos benefícios,é fácil esquecer que, como todo esportista, o surfista sente dor.Segundo o Dr. Joel Steinam,autor do livro Surf e Saúde,numa sessão regular de surf, o surfista passa de 40 a 50% do tempo remando e de 5 a 10% pegando ondas. A postura da remada hiperestende a lombar e a cervical. O surf desidrata os discos intravertebrais e pode originar a hernia de disco.É o caso do surfista Teco Padaratz,ele tem hérnias de disco na lombar e na cervical. Em 98, Teco mergulhou de cabeça no mundo do Yoga,depois de um ano de prática diária foi campeão mundial do WQS,e em 2000 foi o décimo no ranking do WTC.
Segundo Teco, entre os benefícios , Yoga ajuda o surfista a corrigir vícios de postura  de remada e a compensar o abuso da musculatura pela longa permanência nessa postura.
Outro abuso físico dos surfistas ocorre nos ombros (nas remadas) e nos joelhos (nas manobras). Porém, o maior perigo que essas duas articulações correm durante a prática de surf são as lesões traumáticas,como um estiramento.Diferente da dor na lombar causada pela longa permanência numa mesma postura,que exige muito da musculatura.
Também na prevenção desse tipo de lesão o Yoga pode ser benéfico. A melhor maneira de previnir lesão é manter toda musculatura saudável. Entenda por saudável a musculatura que é alongada suficiente para não sobrecarregar as articulações em um longo espaço de tempo e forte o suficiente para não fadigar em curto espao de tempo. Na troca de benefícios entre uma atividade e outra, um estudo sobre problemas causados com a prática do surf, em que 805 surfistas entre 920 apontaram dores nas coluna (28,5%),dores na cervical (27,3%), e na articulação dos ombros (20,5%).
A prática regular do Yoga ajuda a balancear o físico. A prática regular do surfista deve conter posturas que ajudem nos problemas mais comuns. O Yoga faz com que o corpo e a mente trabalhem juntos com precisão. O Yoga ensina o surfista a ter respostas rápidas por meio de uma postura física e mental alerta e ao mesmo tempo relaxada, como num ásana(postura),que deve ser simultaneamente firme e confortável. Os trabalhos respiratórios (paranayamas) também podem ajudar muito os surfistas,principalmente nos inevitáveis caldos.O aumento da capacidade pulmonar faz com que o surfista retenha o ar por mais tempo.
Apesar dos benefícios físicos de uma prática regular de Yoga, os surfistas que a praticam, concordam que o maior presente do Yoga ao surfista é o autoconhecimento. Por meio dele o surfista adquire confiança. No surf profissional, o estado psicológico e emocional é tão importante quanto o estado físico. O grande problema é lidar com vitória/derrota, medo e insegurança.
Teco diz que o Yoga também o ajudou a controlar uma situação de nervoso,em um campeonato enquanto esperava a onda, repetia o mantra OM para me acalmar,controlar a ansiedade e os batimentos cardíacos.
O Yoga também ajuda a não entrar em pânico.
A dica em situações de perigo é respirar fundo. Isso traz clareza nas decisões. E no dia-a-dia, aplicar o aprendizado do Yoga com disciplina e humildade.
A combinação Yoga e Surf ajuda a ver o mundo com mais respeito.
Há outras atividades físicas, como  o pilates ou treinamento funcional, que podem ser tão boas, ou até mais eficientes para a prática de cross-training do surfista. Mas o Yoga garante benefícios além: você se conecta com as necessidades do seu corpo, conhece seus limites e começa a descobrir o que é ou não bom para você.

O Surf é  tradição de reis, o Yoga é tradição de sábios. Surf é arte, Yoga é arte, eles se encontram e se contemplam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seguidores